Em situação de alerta, o Rio Acre atingiu a marca de 13,50 na tarde desta quinta-feira,24, segundo a medição das 15 horas da Defesa Civil de Rio Branco. Nenhuma família está atingida, mas o órgão registrou água nas ruas de quatro bairros que estão sendo monitorados: 6 de Agosto, Base, Baixada da Habitasa e Aryton Sena.
O nível do Rio está a 50 centímetros da cota de transbordamento, que é de 14 metros. A previsão é que tal situação possa acontecer já nesta sexta-feira,25, pois fortes chuvas devem atingir o estado nos próximos dias.
“A previsão é de chuvas intensas até o dia 27 de março. Ontem, Brasileia estava em alerta e, hoje, Xapuri está em alerta. Teve o vazante em Brasileia e isso significa que essa água está vindo pra cá. Então é possível que amanhã a gente atinja a cota de transbordamento”, afirma o Coronel Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Ele explica que desde a primeira dezena deste mês o órgão estava alertando sobre o aumento do nível do Rio. No último sábado,19, as águas marcaram 13,26 metros e mesmo com uma vazante no domingo, o Rio subiu constantemente desde o início desta semana.
Para o mês de abril o volume de chuva deve diminuir, mas Falcão não descarta a possibilidade de uma enchente. “O nosso risco vai, aproximadamente, até o dia 10 de abril, porque nós temos registro de inundação neste mês. Mas a maioria das inundações foram em fevereiro e março”, comenta.