Cerca de oito mil pessoas, um terço da população, são afetadas pela cheia do Rio Tarauacá, que transbordou pela terceira vez neste ano, marcando 10,70 metros às 15 horas desta terça-feira,22, na cidade que leva o mesmo nome do Rio, segundo informações da Defesa Civil Estadual. A cota de transbordamento do Rio Tarauacá é de 9,50 metros.
Até o momento, 14 famílias, cerca de 89 pessoas, foram retiradas de casa e estão abrigadas na Escola Djalma da Cunha Batista. O trabalho começou às 9 horas da manhã e continuou até o período da noite.
A primeira vez que o rio transbordou neste ano foi no dia 21 de fevereiro, e depois no dia 10 de março. “Essa enchente foi atípica, foi um repiquete muito forte. Em 24 horas o rio subiu quatro metros. Nesses casos, normalmente, na mesma velocidade em que as águas sobem, também descem. A gente espera que para amanhã já comece a recuar”, comenta Marcelo Dias, Sargento do Corpo de Bombeiros e Coordenador da Defesa Civil de Tarauacá.
Seis regiões foram invadidadas pela água: Triângulo,Senador Pompeu,Bairro das Flores, Parte do Centro, Entorno da BR-364, Transbordamentos. O Sargente destaca ainda que não houve registro de chuvas significativas nas últimas 24 horas na cidade ou nas cabeceiras dos Rio Muru e Rio Tarauacá.