Com a palavra “perdão” fixada em um capacete de obras, Dema Assis, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Acre, publicou um vídeo de desculpas à vereadora Michelle Melo, na tarde desta sexta-feira, 4. No dia anterior, ele fez uma foto da médica, quando ela participava de uma entrevista na TV Gazeta, e postou em seu Facebook com a mensagem: “Eu só voto em homem que gosta de mulher e mulher que gosta de homem. Rsrsrs”.
A vereadora, que atualmente vive com a esposa, se manifestou tanto na publicação, quanto juridicamente, ao registrar um boletim de ocorrência pelo crime de homofobia.
“Venho a público pedir desculpas pela postagem que fiz ontem, onde mim referi a vereadora Michelle Melo foi sem maldade. Que ela é uma boa parlamentar, muito atuante e que não tenho nada contra sua opção sexual nem dela nem de ninguém, tiver uma secretária que trabalhou comigo 10 anos e pertencia o LGBT nunca tivemos problemas” (SIC), diz o texto publicado por Dema, junto com o vídeo de pouco mais de dois minutos de duração.
No vídeo, Dema Assis inicia dizendo que quer se retratar com relação à postagem “que gerou uma grande polêmica”:
“Eu queria aqui dizer em público, vereadora, que eu não tem nada contra a senhora, gosto da sua atuação política, acompanho seu trabalho, tá… Quero aqui pedir desculpas por aquilo que aconteceu, para mim foi uma coisa de quase que uma brincadeira. Quero dizer para a senhora e pra todas as pessoas que eu não sou contra a opção sexual de ninguém. Inclusive, tive uma secretária que trabalhou comigo quase 10 anos, e ela pertencia a esse público e, pra mim, era uma excelente secretária. Então, eu não sou contra, eu sou a favor”, disse ele, no vídeo.
Ele afirma ainda que a publicação foi excluída e desejou “sucesso” à vereadora”: “Então, eu fiz uma postagem de boa (…), foi só uma brincadeira. Estou aqui lhe pedindo perdão, desculpa, e a todas as pessoas, se eu ofendi, tá bom?”, diz Dema.
O sindicalista aproveita o momento para pedir uma reunião com a vereadora, para conversar sobre propostas para a área da construção civil. “Queria um dia poder conhecê-la pessoalmente e pedir desculpas e dar um abraço e desejar um bom trabalho para a senhora, muito obrigado!”, finaliza a fala de Assis.
Entenda o caso
A vereadora e médica Michelle Melo (PDT) foi vítima de homofobia, na última quinta-feira, 3, por meio das redes sociais. Em uma publicação do Facebook, Dema Assis tirou foto da TV, enquanto a vereadora aparecia em uma entrevista ao vivo, e na legenda, ele digitou: “Eleições estão chegando e eles começam a aparecer. Eu só voto em homem que gosta de mulher e mulher que gosta de homem. Rsrsrs”
Michelle Melo acionou seu departamento jurídico e registrou um Boletim de Ocorrência pelo caso. “Todo caso desse deve ser combatido de forma contundente. Não só porque foi comigo, mas porque não devemos permitir que manifestações homofóbicas fiquem impunes”, afirma.
A publicação foi feita no perfil de “Dema Assis (da Construção Civil)” e, até a publicação desta matéria, não obtivemos retorno dele. A vereadora chegou a comentar na publicação, assim como outras pessoas que repudiaram o texto discriminatório. “Fico triste que você escolha seus representantes avaliando orientação sexual, quando o certo seria escolher pelo caráter. Vale ressaltar que homofobia é crime”, consta trecho.
Leia mais: Vereadora Michelle Melo é vítima de homofobia nas redes sociais