Na manhã desta quarta-feira, 9, o nível do Rio Acre, na capital acreana, registrou 8,90 metros. De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas, choveu 11 milímetros em Rio Branco. Mesmo apresentando sinais de vazante, estando a quatro metros da cota de alerta, e a um metro da cota de transbordamento, o manancial ainda deixa em alerta os órgão de proteção.
“Tivemos uma retração bastante forte, no final de semana, foram quase dois metros. Porém, na segunda e na terça-feira, 8, o rio voltou a aumentar o seu nível. Apesar de ser uma cota, razoavelmente, tranquila, queremos deixar alguns números para as pessoas. Não estamos exagerando em estar em total atenção e alerta, como muitos pensam”, declarou o coordenador da Defesa Civil na capital, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Ele também comentou que, somente na primeira semana de março, já choveu o esperado para todo o mês.
“Já ultrapassamos 60% das chuvas esperadas para esse período. Temos um índice pluviométrico bastante elevado, o que não deixa a gente descansar. Pesquisamos e podemos constatar que durante 38 anos, por exemplo, tivermos 18 enchentes no mês de fevereiro, e 20 enchentes no mês de março, que é o atual período. Ainda pode ocorrer uma inundação, tem risco de isso acontecer, por isso nossa preparação para prestar atendimento aos que necessitam”, ressaltou Falcão.