X

As principais dicas para não ser lesado antes de abastecer o veículo

O consumidor também deve observar se o posto disponibiliza corretamente as informações sobre preços e origens do produto.

No meio dessa crise econômica, um dos maiores problemas vividos pelo povo brasileiro é o aumento dos combustíveis. A gasolina é o derivado do petróleo que registrou o maior aumento de preços nos últimos meses.

Como se não bastassem os elevados preços cobrados pelos combustíveis, o cidadão brasileiro ainda precisa ficar atento na hora de abastecer o seu veículo, principalmente porque ainda existem postos que não estão seguindo as regras da Agência Nacional do Petróleo (ANP), como também não respeitam os direitos do consumidor, previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Se algum posto de combustíveis oferecer um produto adulterado ao consumidor, o estabelecimento comercial pode ser multado e suas atividades serem suspensas. O estabelecimento comercial também pode perder a autorização para o exercício da sua atividade e, ainda, ter que arcar com uma multa que varia entre R$ 20 mil e R$ 5 milhões. A adulteração de combustíveis é uma infração gravíssima!

Quando o consumidor chegar no posto de combustível, precisa observar se o ambiente está bem iluminado e se os frentistas estão devidamente fardados com a bandeira da distribuidora.

O consumidor também deve observar se o posto disponibiliza corretamente as informações sobre preços e origens do produto.

Outra dica importante diz respeito aos testes volumétricos e de qualidade in loco do combustível, que se trata de um teste de qualidade do produto que o consumidor pode solicitar ao frentista antes de abastecer o seu veículo.

Você já reparou que a maioria dos consumidores sempre estão apressados quando vão abastecer o seu veículo? Pois é, essa pressa gera uma distração e o posto de combustível pode se aproveitar dessas oportunidades para oferecer um produto de baixíssima qualidade.

Nós consumidores também não costumamos conferir o consumo do veículo, mesmo quando a maioria dos veículos disponibilizam essas informações no painel! Nós brasileiros ainda não estamos acostumados em saber quanto o veículo gasta a cada quilômetro rodado e quanto a gasolina rendeu em nosso veículo após o abastecimento.

Portanto, meu amigo, se o seu veículo começar a falhar logo após o abastecimento ou a gasolina render menos do que deveria, você já deve desconfiar da qualidade do produto.

Caso o cidadão desconfie de alguma irregularidade na qualidade do combustível vendido pelo posto de gasolina, ele pode procurar diretamente o Procon do seu município para registrar uma reclamação. O consumidor também pode gerar uma denúncia junto a ANP.

Um ótimo dia de trabalho e saúde para toda a sua família!

Um grande abraço!

Categories: Pablo Angelim Hall
paula: