X

Abril começa sem registro de casos ou mortes pela covid-19

O número de casos de covid-19 e também de mortes seguem em tendência de queda no Acre, conforme boletim oficial emitido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Pelo segundo dia consecutivo, nesta sexta-feira, 1º de abril não houve registro de nenhum caso ou morte pela doença, portanto os números oficiais permanecem sem alterações.

São 123.812 casos registrados desde o início da pandemia, em todo o estado, e outras 1992 mortes no mesmo período.

Até o momento, o Acre registra 322.331 notificações de contaminação pela doença, sendo que 198.493 casos foram descartados e 7 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 121.598 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 8 seguiam internadas até o último boletim emitido.

Into deixa de ser referência

O Into era Unidade de referência para casos de covid-19 até o mês de março (Foto: Dell Pinheiro)

Com a redução dos casos de covid-19 no Acre, nas últimas semanas, o governo do Estado anunciou a adoção de novas medidas, como a volta Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre aos atendimentos convencionais de fisioterapia, nefrologia e ortopedia realizados no local.

Desta forma, a unidade deixa de ser a referência estadual para o tratamento da covid-19 e os casos da doença passam a ser atendidos em todas as outras unidades de saúde, em área específica e isolada.

Gabriel Mesquita, coordenador do Centro de Operações Emergenciais (COE) em Saúde Pública, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), esclarece que o Into-AC funcionará como uma espécie de complexo, comportando neste primeiro momento os serviços de fisioterapia, nefrologia e ortopedia, que serão administrados pela Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

“Ainda temos três pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI) no Into-AC, mas as enfermarias já foram fechadas e a UTI permanece até a inauguração do pronto-socorro”, explicou .

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: