Pelo segundo dia seguido, o boletim diário que monitora o avanço da covid-19 no Acre apresenta grande quantidade de casos, se comparados às edições anteriores em que houve queda brusca no número de registros da doença no Estado. Mais uma vez, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), informou que tratam-se de dados que estavam represados, devido a uma falha no sistema de notificações.
Segundo a Sesacre, portanto, o número de mortes segue estável, com 1996 óbitos, enquanto o de infectados subiu para 124.240, após a inclusão de 137 casos anteriores, mas que foram informados apenas no boletim desta quarta-feira, 13.
“A Sesacre, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), esclarece que o aumento do número de casos confirmados de covid-19 por testes rápidos é decorrente da inserção no sistema de notificações com datas anteriores. Sendo que, cada município é responsável pela notificação e inclusão dos seus dados. Portanto, os números refletem o acumulado de datas anteriores”, diz o boletim.
Até o momento, o Acre registra 324.694 notificações de contaminação pela doença, sendo que casos 200.450 foram descartados e 4 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 122.225 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 5 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.