Após a porta de uma aeronave se abrir durante um voo causando pânico entre os cerca de 12 passageiros e dois tripulantes, a direção da empresa Rio Branco Aerotáxi emitiu uma nota no domingo, 17, em que nega qualquer falha mecânica, especialmente no motor do avião e diz que a aeronave está em situação regular.
O caso aconteceu na quinta-feira, 14, em um voo que saiu da cidade de Jordão, no interior do Acre, com destino a capital, Rio Branco, mas só veio a público no fim de semana quando tomou conta das manchetes dos principais jornais do país.
Conforme a empresa, a ocorrência se deu quando a aeronave se preparava para a aterrisagem na capital acreana, momento em que a porta da aeronave realizou uma abertura indesejada e não programada. Devido ao fato, o comandante do voo desligou o motor esquerdo (onde fica a porta) como procedimento de segurança, efetuando a finalização da manobra de aterrisagem em segurança, vez que a aeronave conta com dois motores.
Em nenhum momento, diz a empresa, houve qualquer falha mecânica, especialmente nos motores da aeronave, sendo o desligamento do motor um procedimento padrão previsto no manual operacional do avião, que deve ser observado em situações como esta.
Já em solo, não foram observados feridos dentre nos passageiros e a tripulação, tendo todos desembarcado em plena segurança.
A Companhia diz, ainda, que imediatamente instaurou procedimento de apuração da ocorrência na aeronave, para verificação dos motivos que levaram a abertura inesperada de sua porta dianteira e a ocorrência em voo foi informada ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA, que já efetuou a liberação da aeronave para voo, vez que foi devidamente manutenida e não apresentação de inconsistência que inviabilize sua operação. A apuração já foi finalizada e todos os reparos foram efetuados imediatamente.
Leia a nota na íntegra:
A Direção da empresa Rio Branco Aerotáxi, sempre comprometida com a segurança de seus passageiros e tripulantes e com a qualidade de seus serviços, vem a público se manifestar acerca da ocorrência em voo da última quinta-feira (14/04/2022), onde durante procedimento preparatório de pouso no Aeroporto de Rio Branco, a porta da aeronave modelo Bandeirante realizou uma abertura inesperada.
Amplamente publicitada nos meios de comunicação de nosso estado, a ocorrência em voo se deu quando a aeronave se preparava para a aterrisagem na cidade de Rio Branco, oportunidade em que a porta da aeronave realizou uma abertura indesejada e não programada. No momento da abertura, o comandante do voo realizou o desligamento do motor esquerdo (local onde fica a porta) como procedimento de segurança, efetuando a finalização da manobra de aterrisagem em segurança, vez que a aeronave conta com dois motores.
Importante destacar que em nenhum momento houve qualquer falha mecânica, especialmente nos motores da aeronave, sendo o desligamento do motor um procedimento padrão previsto no manual operacional do avião, que deve ser observado em situações como esta.
Já em solo, não foram observados feridos dentre nos passageiros e a tripulação, tendo todos desembarcado em plena segurança.
Imediatamente, a Companhia instaurou procedimento de apuração da ocorrência na aeronave, para verificação dos motivos que levaram a abertura inesperada de sua porta dianteira e a ocorrência em voo foi informada ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA, que já efetuou a liberação da aeronave para voo, vez que foi devidamente manutenida e não apresentação de inconsistência que inviabilize sua operação. A apuração já foi finalizada e todos os reparos foram efetuados imediatamente.
Atuante há 30 anos no Acre, a Rio Branco Aerotáxi se destaca pela segurança de suas operações e destaca que essa sempre foi prioridade nos investimentos continuamente realizados e ocorrências em voo, embora indesejáveis, são previstas pelos próprios fabricantes das aeronaves, tendo previsão específica em seus manuais operacionais sobre os procedimentos de segurança a serem adotados em sua constatação.
Ainda, salienta-se que a aeronave em questão está com sua manutenção em dia, bem como com os documentos e autorizações para voo estão devidamente regulares. Sendo assim, diante do ocorrido, foi submetida a minuciosa inspeção de segurança para garantir a sua plena e segura operacionalidade.
Mais uma vez salientamos o nosso compromisso com a segurança de nossos passageiros e colaboradores, bem como com a qualidade de nossos procedimentos, com contínuos investimentos em segurança de voo, na aquisição de equipamentos modernos dos melhores fabricantes e na manutenção preventiva e corretiva, além do contínuo treinamento de suas tripulações e colaboradores.
Rio Branco Aerotáxi