O estacionamento rotativo Zona Azul voltará a funcionar na capital acreana. O serviço havia sido suspenso no dia 5 de abril de 2021, após o término do contrato com a empresa que operava o sistema na cidade.
Porém, mesmo sem funcionar há um ano, um decreto publicado na semana passada, no Diário Oficial do Estado (DOE), autorizou o reajuste nos valores cobrados na Zona Azul.
Nesta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), anunciou que um novo processo de licitação será aberto, e que o serviço pode voltar a funcionar em até 120 dias.
Segundo o diretor de Trânsito da RBTrans, João Marcos Luz, a nova concessão terá de ir ao encontro das demandas e inovações necessárias para a Zona Azul.
“O estacionamento rotativo existe na capital desde 2015. A nova gestão municipal achou que o serviço deveria melhorar, principalmente na questão de tecnologia e acesso dos condutores ao estacionamento no Centro da cidade. Eram 700 vagas, queremos ampliar para 1,3 mil vagas, em diferentes regionais.
Luz também ressaltou que a empresa que ganhar a licitação, terá 90 dias para se instalar em Rio Branco.
“Quero aproveitar e dizer à população, que o sistema retornará para garantir que os condutores possam utilizar essas vagas, que muitas vezes são ocupadas o dia todo por uma só pessoa. Estamos trazendo um nova tecnologia. Através de um aplicativo, os motoristas saberão quantas vagas têm em determinado local”.
O diretor fez questão de salientar que o aumento na tarifa se faz necessário para melhorar o serviço que será oferecido. “Esse novo modelo de estacionamento será melhor que o anterior, não tenham dúvida disso”, concluiu.