A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) realizará, a partir de 4 de abril, uma campanha de vacinação contra a influenza, além de também ser disponibilizada a vacina contra o sarampo.
No primeiro mês do ano de 2022, o município de Rio Branco foi afetado por uma forte epidemia de gripe, atrelada ao considerável aumento de casos de Covid-19. Dados divulgados pela Prefeitura de Rio Branco apontam que apenas 40% da população estava imunizada contra a gripe neste período e que essa estimativa pode ter contribuído para o aumento do surto gripal.
Socorro Martins, coordenadora municipal do Departamento de Vigilância Epidemiológica, ressalta que a campanha tem o objetivo de levar mais saúde a toda a comunidade e reduzir o número de complicações e internações pelo vírus Influenza. “O objetivo dessa vacinação é evitar complicações pela doença, seja H1N1, H3N2, que, nesse período do final de ano ao início do ano, nós tivemos uma epidemia de gripe, e nesse momento, a melhor forma de evitar é vacinando”, afirma.
A Semsa ressalta que a vacina contra influenza previne contra os casos graves dos três tipos de gripes: a H1N1, H3N2 e Influenza tipo B, priorizando grupos de risco, o esquema vacinal serão definidos por etapas.
Apesar de não ter casos de notificados de sarampo no Acre, desde 2000, segundo Socorro Martins, ainda assim é preciso continuar com o esquema vacinal atualizado. “Essa nossa preocupação é o retorno das doenças, é por conta mesmo da baixa cobertura vacinal das nossas crianças, então o sarampo é uma doença que é muito preocupante, esse vírus já está circulando em outros estados, tivemos surtos da doença aqui perto, como em Manaus, Rondônia, e não chegou ao Acre, por conta da cobertura vacinal”.
Confira o cronograma:
- 1° Etapa/Influenza: 04/04 a 03/06 – Idosos acima dos 60 anos e trabalhadores da saúde;
- 1° Etapa/Sarampo: 04/04 a 03/06 – Trabalhadores da Saúde;
- Demais grupos iniciaram a vacinação no dia 03 de maio.