O nível do Rio Acre continua baixando, na capital acreana. Na manhã desta quarta-feira, 13, o manancial registrou 8,20 metros. Com o início do verão, período em que ocorre a estiagem (fenômeno climático que tem como principal consequência a falta de chuvas), a Defesa Civil Municipal já realiza ações preventivas.
“Estamos terminando um ciclo, o da cheia, das inundações, e agora iniciamos uma outra frente, que é a estiagem. A partir da segunda quinzena do mês de abril, em diante, haverá uma baixa significativa no níveis dos nossos igarapés e rios, a chamada seca amazônica”, pontuou o coordenador da Defesa Civil na capital tenente-coronel Cláudio Falcão.
Ele também ressaltou sobre o planejamento de ações emergenciais. “Já precisamos preparar o nosso socorro, o inverso, pois, inicialmente, tratamos das pessoas que sofreram com o alagamento, e, agora, vamos cuidar das pessoas que irão sofrer com a seca que virá. Ainda vamos ter dias de chuva, mas em menor proporção”.
Em 2016, o nível do Rio Acre, em Rio Branco, marcou a cota histórica de 1,30 metros. Em agosto do ano passado, o manancial registrou 1,33 metros.