Uma verdadeira força-tarefa foi montada na tarde deste sábado, 23, para resgatar três pessoas em grave estado de saúde no município de Sena Madureira, a cerca de 140 km de Rio Branco.
As vítimas são um idoso que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em local de difícil acesso, um ramal na divisa com a cidade de Manoel Urbano. Já as outras duas vítimas sofreram traumatismo cranioencefálico após um acidente de trânsito também em Sena Madureira.
“Essa é uma situação de catástrofe na cidade. Todos os nossos recursos de socorro foram encaminhados para o município. Houve uma remanejamento rápido das vítimas, para a capital acreana”, frisou o médico Pedro Pascoal, diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).
Ele também ressaltou que o uso do helicóptero vem se tornando frequentes na atual gestão.
“Municípios que anteriormente não eram assistidos por esse tipo de componente na rede de urgência ganharam grande espaço, principalmente durante a pandemia, onde os municípios que não dispõem de pisa de pouso para aviões lançam mão do helicóptero. A sensibilidade do governo do Estado, fez com que o nosso trabalho fosse mais abrangente, atendendo os 22 municípios acreanos. Esse é um grande feito”, concluiu Pascoal.
Graças a ação rápida da equipe de resgate, após um voo de aproximadamente 40 minutos, a equipe médica e os pacientes pousaram por volta das 13h30 deste sábado no heliporto do Hospital de Urgência e Emergência do Acre (Huerb), em Rio Branco, onde as vítimas passam a ser atendidas por uma equipe médica especializada.
O resgate aeromédico foi coordenado pelo médico Eduardo Formiga, com apoio do enfermeiro Lourenço Vasconcelos, ambos especialistas neste tipo de ação.