Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Homem de 41 anos deve receber primeiro transplante de fígado desde início da pandemia no Acre

Homem de 41 anos deve receber primeiro transplante de fígado desde início da pandemia no Acre

Foto: Odair Leal/secom

Um homem de 41 anos natural de Envira/AM passará pelo primeiro transplante de fígado no Acre, desde que foi declarada a pandemia de covid-19. De acordo com a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), ele já está aos cuidados da unidade, desde a madrugada desta quinta-feira, 7, quando foi internado pela equipe de transplante.

V. S. G. 41 anos, possui cirrose hepática por vírus B e D. Embora seja natural do Amazonas, ele mora no Acre, onde fazia os devidos acompanhamentos médicos. Já o órgão é proveniente de Palmas, capital do Tocantins e deve chegar logo mais, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

“É o primeiro transplante de fígado pós-pandemia. Esse fígado veio de Tocantins e foi trago pelo avião da FAB, envolvendo cerca de 30 profissionais (…) Esse paciente estava na fila nacional de transplante, ele é advindo do Amazonas, mas já residia no Acre. Nós vamos dar a ele uma condição de vida melhor pra esse ser humano, esse cidadão brasileiro, que vai ter, de fato e de direito, uma nova página da sua vida escrita”, disse João Paulo Silva, diretor da Fundhacre.

Homem de 41 anos deve receber primeiro transplante de fígado desde início da pandemia no Acre
O programa de transplante foi credenciado em 2014 e já realizou 59 transplantes de fígado em Rio Branco até meados de 2020, quando foi interrompido (Foto: Odair Leal/Secom)

Conforme a Fundhacre, ao todo, são 30 profissionais envolvidos direta e indiretamente para viabilizar o processo de captação e transplante. Sendo: três cirurgiões, especialistas de fora do Estado, chefiados pelo Dr. Tércio Genzini, além da equipe especializada local, e profissionais da Fundhacre.

A previsão é de que a cirurgia comece por volta das 11h da manhã, e termine por volta das 18h. Logo após, o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva para sua recuperação, enquanto a alta para enfermaria cirúrgica está prevista para sábado, 09.

Conforme o governo do Estado, o programa de transplante foi credenciado, em 2014, e já realizou 59 transplantes de fígado em Rio Branco até meados de 2020, quando foi interrompido.

Sair da versão mobile