X

‘Maués, a Garça’ estreia no Festival Transamazônico, em Rio Branco

O documentário “Maués, a Garça”, realizado pela Palmácea Produções, estreia na segunda edição do Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico, neste domingo, dia 1 de maio, em Rio Branco. Com direção de Isabelle Amsterdam, o curta-metragem é um delicado registro de trechos do diário e do caderno de trabalho do artista, que conta com vozes narrativas de familiares, amigos e personalidades que fizeram parte da vida de Maués Melo.

Para Isabelle Amsterdam, é uma realização pessoal poder contar um pouco da criação do artista e estrear o filme em um festival que nasceu no coração da Amazônia. “O documentário joga luz sobre esse artista acreano pouco conhecido, cuja obra diversa dialoga tanto com seu universo particular quanto com a força da cultura regional”.

“Maués, a Garça”, mostra os escritos para a criação do último espetáculo idealizado por ele e baseado no livro ‘As Elegias de Duíno’, do poeta alemão Rainer Maria Rilke. A obra nunca chegou a ser encenada devido à morte precoce do artista, em 1991.

O curta-metragem é um delicado registro de trechos do diário e do caderno de trabalho do artista, que conta com vozes narrativas de familiares, amigos e personalidades que fizeram parte da vida de Maués Melo (Foto: Assessoria)

O documentário também possui imagens de arquivo de quatro espetáculos do Maués, além dos relatos das limitações do corpo físico, a tristeza da solidão e a nítida sensação de estar entre a vida e a morte devido ao HIV.

Antes da exibição do filme, será apresentada a música tema do documentário. A música “Coração Leve”, do artista Beto Brasiliense, tem o arranjo musical da compositora Maiara Rio Branco e voz de Leandre e Amanda Schoenmaker.

O projeto foi realizado com recurso da Lei Emergencial Aldir Blanc através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

(Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)
(Foto: Assessoria)

Festival Transamazônico

Com a intenção de ampliar o debate sobre questões LGBTQIA+ e as perspectivas da produção cultural acreana, o festival ocorre em 2022 de forma presencial e gratuita do dia 28 de abril até 1 de maio no Teatro Hélio Melo.

O Transamazônico tem como principal foco o cinema produzido por e para a comunidade LGBTQIA+, sendo um espaço de manifestação livre e necessário das questões de direitos humanos que envolvem a temática.

SERVIÇO

Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico

Exibição do filme “Maués, a Garça”: 1/5/2022

Horário 17h

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: