A capital acreana recebe nos dias 3, 4 e 5 de maio, o programa “Capacitar Apae Brasil”, realizada em todo o país pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa. A ação tem como objetivo integrar os profissionais que trabalham na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Rio Branco, oferecendo palestras e oficinas, além de debates sobre gestão, assistência social, saúde, prevenção, educação e ação pedagógica.
O evento contará com a presença do presidente da Apae Brasil, Nilson Alves Ferreira.
“Esse projeto é muito importante para as instituições de ensino especial, neste caso, para o movimento apaeano. O propósito será de ampliar o aprendizado a respeito de assuntos relacionados às pessoas com deficiência. A iniciativa é relevante e de extrema importância. A qualificação é fundamental para o trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais, que sempre priorizam o atendimento aos alunos acolhidos pela entidade”, frisou Cecília Lima, presidente da Apae Rio Branco.
Segundo os idealizadores, além da capacitação, o programa também promove a inclusão, a autonomia, o protagonismo, a independência e o direito à cidadania das pessoas com deficiência em todos os espaços sociais. No país, 2.227 Apaes atendem crianças, jovens e adultos. Na capital acreana, são acolhidos mais de 300 alunos.