Uma nova onda de frio polar chegará ao Acre na próxima quinta-feira, 14, provocando temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias. É o que diz o pesquisador meteorológico Davi Friale, no site O Tempo Aqui.
“A temperatura não terá queda acentuada, mas deverá caracterizar uma leve friagem na sexta-feira. Esta será a quinta onda polar a chegar a Rio Branco neste ano”, afirma Friale.
Segundo a previsão, até esta quarta-feira, dia 13, o tempo vai continuar quente, com sol, nuvens e chuvas passageiras e pontuais em qualquer município do Acre.
“Na quinta-feira, logo nas primeiras horas da tarde, os ventos mudam de direção e passam a soprar, entre fracos e moderados, com rajadas, da direção sudeste, devido à penetração de ar polar. A temperatura declina e, ao amanhecer de sexta-feira e de sábado, deverá oscilar entre 17 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul acreano. A maior temperatura, na sexta-feira, deverá ficar abaixo de 26ºC, na maior parte do Acre, com o dia bastante ventilado”, diz ele.
Friale alerta para a possibilidade de transtornos à população, durante esta semana, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, deslizamentos de terra e danos às edificações, além do perigo potencial dos raios, uma vez que é alta a probabilidade de ocorrência de temporais, na quinta-feira, no leste e no sul do Acre, e nas primeiras horas de sexta-feira na região do Juruá. O acumulado de chuvas, entre quinta-feira e sexta-feira próximas, poderá superar 50mm em vários municípios, prevê o pesquisador.
Já no final de semana, o tempo deve ser bom e sem chuvas. As temperaturas ficarão amenas, com ventos soprando da direção sudeste, ora fracos, ora moderados.
“Em Rio Branco, em Brasileia e nos demais municípios do leste e do sul do estado, as chuvas cessam já a partir da tarde de sexta-feira e, no vale do Juruá, a partir de sábado. Na próxima segunda-feira o tempo bom, com sol e nuvens, também irá predominar, mas poderão ocorrer chuvas rápidas e pontuais em algumas áreas”, diz.