O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), assinou nesta quarta-feira, 27, um convênio com o Hospital do Amor, para ampliar a detecção precoce de câncer de mama, de boca, de pele, e de colo do útero, através de exame de mamografias de rastreio, coleta de material, exame clínico para avaliação da doença e elucidação diagnóstica.
“O diagnóstico precoce faz com que o tratamento seja menos invasivo, menos agressivo. O Acre será o segundo Estado que realizará esse tipo de ação em parceria com o Hospital do Amor. O diagnóstico e tratamento será realizado na unidade de Saúde”, frisou Paula Mariano, secretária de Estado de Saúde do Acre.
A gestora ressaltou que o convênio atenderá todas as regionais do Estado. “O serviço será efetivado nas três regionais do Acre. Teremos uma carreta fixa em Cruzeiro do Sul, atendendo todo Vale do Juruá. Os serviços também serão oferecidos no Alto Acre, nas cidades de Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e Xapuri, além dos municípios mais isolados. A prioridade é a vida, essa é a missão do governo”, enfatizou Mariano.
O diretor de redes de Prevenção Nacional do Hospital de Amor, Phafael Haikel, enfatizou que algumas pessoas têm o sintoma da doença, porém não procurar atendimento médico.
“A população é acomodada e um pouco receosa , isso em todo Brasil. O exame preventivo deve ser feito. Descobrindo precocemente a doença, o tratamento é bem melhor, podendo o paciente, ser curado do câncer. Agradeço a Sesacre e o governo do Acre pela assinatura do convênio”, concluiu Haikel.