Com a proposta de agregar artistas acreanos, e incentivar o empreendedorismo, foi realizado no sábado, 9, no Lago do Amor, em Rio Branco, o Festival Universo 68. A iniciativa, financiada pela Lei Aldir Blanc, e apoiada pelo governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), tem como objetivo dar maior visibilidade as pessoas que trabalham com vendas pelas internet, o e-commerce, além de resgatar a cultura local, com exposição e shows musicais.
Raryka Souza Lima, fundadora e coordenadora do evento, falou um pouco mais sobre o festival. ” Estamos estreando como festival, mas os eventos da Universo 68 ocorrem desde 2018 em estrutura de feira, em um espaço na Ufac, misturando empreendedores e fazedores de cultura. Esse é um evento voltado para os que possuem lojas virtuais. Já realizamos 14 edições do evento, sendo essa a 15ª estreando na estrutura de festival. Todos os outros eventos eram feitos de forma independente, com apoio dos participantes.
Lima também frisou sobre a proposta de levar o festival para todos os municípios do Estado. “Aumentou a quantidade de empreendedores. Temos uma estrutura, e, com o apoio do governo, de patrocinadores independentes e de outras empresas, podemos sim, levar o evento para outras cidades acreanas, de Senador Guiomard até Cruzeiro do Sul. Sempre incentivando o empreendedorismo, focando nos microempreendedores ativos nas redes sociais”.
Segundo a organização do festival, mais de 30 empreendedores, de diversos seguimentos, participaram da primeira edição do evento. Foram comercializados produtos artesanais, de decoração, cosméticos, plantas, marcas autorais e acessórios, todos com foco na sustentabilidade.