Um homem foi vítima do golpe do falso depósito, após anunciar seu veículo em um site de vendas, em Rio Branco. Depois de entregar o carro para os falsos compradores, ele percebeu que havia sido vítima de um crime, quando o valor da suposta venda não foi creditado em sua conta.
O veículo foi recuperado, dias depois, em Porto Velho, capital rondoniense, e já foi restituído ao proprietário. Segundo a polícia, a vítima informou que anunciou o veículo e acertou a venda com um suposto comprador, que teria feito o depósito do valor em um caixa eletrônico, então, a vítima consultou seu saldo no aplicativo do banco, e notou que constava o crédito do valor depositado, mas com a indicação de “bloqueado”.
Acreditando que o valor havia sido, de fato, depositado, mas que ainda não havia sido processado pelo banco, a vítima assinou e entregou o Documento de Transferência do Veículo ao suposto comprador. No entanto, quando a vítima percebeu que o valor não havia sido creditado, caiu em si e, enfim, percebeu ter sido vítima de estelionato e, logo, procurou a polícia para prestar queixa.
O caso foi apurado pela 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que, após tomar conhecimento dos fatos, iniciou os trabalhos de investigação e representou pela apreensão do veículo, cujo pedido foi acatado pelo Poder Judiciário.
Com apoio da 7ª R l Garcia de Porto Velho/RO, a Polícia Civil conseguiu recuperar o veículo.
O delegado Nilton César Boscaro, que presidiu as investigações, informou que as investigações ainda irão continuar e que os envolvidos serão ouvidos.
Diante do aumento de casos do tipo, a Polícia Civil orienta sobre as medidas de prevenção a serem adotadas para não cair em golpe. São elas:
- Ao vender algum bem e receber o comprovante de pagamento, não confie apenas no documento apresentado.
- Certifique no extrato bancário que o valor efetivamente está na conta bancária.
- Se atente para eventual observação de “bloqueado”, ocasião em que não deve fazer a transferência física e/ou documental do seu bem.
- Caso seja o comprador e o bem esteja em nome de terceiro, faça contato com o mesmo e pergunte a situação do bem e se já recebeu o valor, se o dinheiro já foi efetivamente creditado na conta.