A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp) informou, por meio de sua assessoria, nesta terça-feira, 5, que irá enviar uma força-tarefa ao Alto Acre, regional que compreende os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, com o objetivo de prevenir e reprimir ações do crime organizado.
O anúncio ocorre após o registro de pelo menos mais quatro execuções na cidade de Brasileia, na madrugada desta terça-feira, 5, totalizando cerca de 16 execuções no Estado, no período de pouco mais de 10 dias. Conforme o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), o foco da ação será nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, sendo que a força-tarefa já está nas cidades desde a manhã desta terça-feira, 5.
Ainda conforme a Sejusp, a operação nos dois municípios foi deliberada na segunda-feira, 4, durante reunião, envolvendo integrantes da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PMAC), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), e conduzida pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos.
De acordo com as deliberações, a força-tarefa deslocada ao Alto Acre, que também envolve o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), para efetiva atuação nos dois município, está sob a coordenação do diretor operacional da Sejusp, coronel Ulysses Araújo, e conta com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Acre.