Cinco mergulhadores estão atuando nas buscas pelo soldado do Exército Fábio Rodrigo dos Santos Benjamin, que está desaparecido desde domingo, 3, quando navegava pelo rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre.
Segundo informações do Exército, a embarcação que Benjamin navegava afundou no Rio Amônia, e o rapaz acabou sendo levado pela correnteza. Além dele, outros dois militares e o condutor também estavam no barco, mas conseguiram nadar até uma embarcação que tinha próximo ao local e solicitaram o resgate.
Desde sábado, 2, uma equipe do Corpo de Bombeiros estava na região fazendo buscas por uma outra embarcação que havia naufragado e, ao tomarem conhecimento do desaparecimento do soldado, eles iniciaram as buscas imediatamente, mas as condições climáticas e a forte correnteza dificultaram o trabalho dos bombeiros.
Na segunda-feira, 4, as buscas chegaram a ser suspensas, devido às más condições da região. “O local onde ele se afogou é uma região de bastante correnteza, condições de mergulho praticamente zero, mas, mesmo assim, a gente conseguiu ontem efetuar dois mergulhos no local e eu que desci mas não consegui ficar estabilizado. Quando há essas situações em que o mergulhador não consegue estabilizar debaixo d’água, a gente suspende por um risco de vida da gente mesmo, risco de ficar enganchado, risco de vida mesmo”, disse o mergulhador de resgate do Corpo de Bombeiros Edmilson Junior, que está atuando nas buscas junto a outros bombeiros, com apoio da Marinha e também militares do Exército.
Ele acrescenta que o grupo está trabalhando em duas ações simultâneas, mas priorizando as buscas pelo corpo do rapaz.
“Estamos com duas missões simultâneas, embarcações do Exército que estão no fundo do rio, e a situação de afogamento. Hoje vamos tentar, de forma simultânea, fazer essas duas buscas, priorizando, claro, as buscas pelo soldado. Chegou agora mais um reforço de mais um mergulhador, tenente Farias, de Cruzeiro do Sul, e a gente está com um grupamento de cinco mergulhadores agora empenhados nessa busca, com apoio da marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro”, disse ele por meio das redes sociais, pouco antes de iniciar as buscas.
Acidente
O acidente com o soldado foi confirmado pelo 61º BIS, em comunicado ainda no domingo, 3. De acordo com o informativo, os militares cumpriam missão de patrulhamento no Destacamento Especial de Fronteira de Marechal Thaumaturgo e estavam de folga, retornando para a base.
“A embarcação do tipo bajola virou no encontro das águas dos Rios Amônia e Juruá, devido à pane do motor e às fortes correntezas típicas na região nesta época do ano”, diz o comunicado. Após os sobreviventes chegarem à base e informarem o ocorrido, uma embarcação deu início as buscas para verificar se o militar estava próximo à alguma margem ou ao longo do leito dos rios.
Um procedimento administrativo será instaurado para apurar as circunstâncias do acidente.