Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Foragido de Pernambuco é preso em Brasileia durante operação de combate ao tráfico de drogas

Desencadeada no Acre e em mais seis Estados contra tráfico de drogas e roubo de cargas, a Operação Áquila II resultou na prisão de uma pessoa, no município de Brasileia, além do bloqueio de R$ 47 milhões. A ação investiga também sequestros e lavagem de dinheiro e, ao todo, foram cumpridos 18 mandados de prisão em Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Pará e Acre.

No Acre, a prisão foi efetuada nesta segunda-feira, 11, por agentes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Delegacia Geral de Brasileia com apoio da Coordenação de Recursos Operacionais (CORE). Foram três mandados de prisão cumpridos em Brasileia, mas apenas uma pessoa foi presa, sendo um foragido da justiça do Estado de Pernambuco.

Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de prisão em Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Pará e Acre (Foto: Ascom/PC)

Os mandados foram expedidos pelo juízo da 12ª Vara Criminal da Capital (Recife), do Tribunal de Justiça de Pernambuco e cumpridos em endereços em Olinda, Paulista, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, todos na Grande Recife, além de cidades no Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Pará e Acre. Entre os bens sequestrados estão uma granja e veículos.

Os representados respondem pelos crimes de Tráfico de Drogas, Organização Criminosa, Associação para o Tráfico e Lavagem de Dinheiro.

Denominada Áquila ll, a operação é comandada por Pernambuco e é um desdobramento de outra realizada em outubro de 2021 que resultou em 25 presos. Na época, a polícia identificou um esquema em que grupos criminosos enviavam dinheiro para contas no Acre para obter drogas como maconha e cocaína na Bolívia. Além disso, havia lavagem de dinheiro através da compra de imóveis, cavalos, suínos e bovinos.

Sair da versão mobile