Um dos mais respeitados médicos do Acre, o infectologista Thor Dantas utilizou as redes sociais para informar a sociedade que está deixando o Pacto Acre sem Covid, ou Comitê Covid, como o grupo é mais conhecido.
Instituído em 22 de junho de 2020, o Pacto Acre Sem Covid conta com representantes de diversos setores do governo do Estado, e é ele que monitora e norteia as ações de combate à pandemia no Estado.
Sem citar as razões pelas quais deixa seu lugar no comitê, Dantas reforçou, em carta endereçada à reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, à secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano e demais colegas do Comitê, que decidiu se afastar das atividades.
“Considero ter conseguido, nos últimos dois anos, contribuir significativamente com a sociedade acreana nesse difícil período em que vivemos a mais grave crise sanitária de toda uma geração”, diz um trecho da carta.
O médico ressalta que “embora dê sinais claros, e esperançosos, de que possa estar já transacionando para a condição de endemia em diversas regiões, a emergência sanitária da COVID ainda, de fato, não acabou”. E continua, em alerta: “Nem tampouco estamos isentos de eventuais surpresas e/ou recrudescências nesse caminho até o término definitivo da pandemia, que esperamos seja breve”.
Thor Dantas finaliza: “Sigamos atentos, esperançosos e trabalhando”.
Veja a carta na íntegra: