O governo do Acre inaugurou nesta segunda-feira, 4 de abril, a nova enfermaria do Pronto-Socorro de Rio Branco. A ala possui dois pavimentos, sendo que, no andar inferior, são 57 leitos de enfermaria, somados a outros 69 leitos do piso superior. O serviço de agência transfusional do PS também funcionará no novo prédio.
“Toda obra que é feita em meu governo vem para melhorar de fato e de direito a vida das pessoas, e colocar o Estado mais presente, tudo é um legado. A primeira torre foi uma conclusão, a segunda obra foi iniciada e executada na nossa gestão”, frisou o governador Gladson Cameli.
O chefe do Executivo também falou sobre a greve dos servidores da Saúde e fez um apelo à categoria.
“Quero que todos observem o trabalho que estamos realizando. Sei que o salário que muitos ganham não é digno. Eles merecem muito mais que oferecemos de reajuste. Mas, não posso colocar em risco todo um plano de orçamento. Se isso acontecer, mais de 60 mil servidores se prejudicarem com o atraso de pagamento. É melhor chorar hoje, do que chorar amanhã”, concluiu.
Sobre a obra, Cameli ressaltou que a ampliação dos leitos, foi feita para o atendimento imediato da comunidade, tanto da capital, como do interior do Estado. “As pessoas que procuram o Pronto Socorro querem um serviço de qualidade. O cuidar de vidas é fundamental. A Saúde é a menina dos meus olhos. O cuidar do próximo é fundamental”.
A inauguração do maior complexo hospitalar de urgência e emergência do Acre foi marcada também por protestos de servidores do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Paralelo à inauguração, o governo promoveu uma reunião com representantes dos sindicatos da saúde, que estão em greve desde o dia 8 de março. Inconformados com o percentual de reajuste aprovado na última semana pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Insatisfeitos, os profissionais seguem em greve.
Iniciada em agosto de 2019, a construção da enfermaria recebeu investimentos na ordem de R$ 10,4 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado e Banco Mundial. A execução da obra ficou sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Primeiros pacientes
A gerente-geral do Pronto-Socorro de Rio Branco, Maria Auxiliadora Vitorino, confirmou a transferência dos primeiros pacientes para a nova enfermaria da unidade a partir da manhã desta terça-feira, 5.
“Por uma questão de saúde, tanto das pessoas que participarão da inauguração e também dos nossos próprios pacientes, ficou definido que os leitos serão ocupados entre amanhã e a próxima sexta-feira. Para o térreo, traremos pacientes da clínica cirúrgica e de saúde mental”, explicou.