Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre tem mais de 10 mil autistas, mas poucos profissionais especializados no atendimento deste público

Acre tem mais de 10 mil autistas, mas poucos profissionais especializados no atendimento deste público

Neste sábado, 2, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi criada para conscientizar a sociedade sobre o direito das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No Brasil, o transtorno do neurodesenvolvimento, atinge cerca de 2 milhões de brasileiros e 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

No Acre, de acordo com a Associação Família Azul, são mais de 10 mil autistas, e poucos profissionais, neuropediatras, que atendem esse público.

Para os membros da entidade, a falta de profissionais especializados é o grande problema que existe no Acre, assim como acontece no restante do país. Segundo os pais, o diagnóstico do autismo é complexo e requer uma equipe multidisciplinar.

Sobre o Autismo ou TEA

O Autismo ou os Transtornos do Espectro Autista (TEA), que há muito deixou de ser raro, são condições médicas que levam a problemas no desenvolvimento da linguagem, na interação social, nos processos de comunicação e do comportamento social da criança. Ele está classificado, hoje, dentro dos Transtornos do Desenvolvimento e atinge cerca de 0,8% a 1% das crianças, na proporção de 1 para cada 51 nascimentos.

Sair da versão mobile