O ouvidor da Detran/AC Eduardo Gomes concedeu, nesta semana, entrevista para à radio Gazeta 93, e fez um alerta à população em relação aos frequentes golpes envolvendo a CNH Social, no qual criminosos tentam ludibriar os cidadãos em troca de dinheiro.
“A presidente e o diretor de operações, que são os responsáveis pela CNH Social, são de Cruzeiro do Sul e, da última vez que visitaram a cidade, tinha gente tentando dar golpe, dizendo que conseguia reservar vaga da carteira social, que conseguia fazer inscrições. Desde o fim das inscrições, a gente registrou mais de 30 mil pessoas, e não houve possibilidade de registrar outros pedidos, encerrou. Mas com esses registros de pessoas tentando enganar a população, tentando ludibriar, com relação ao programa. De fato, tem um apelo bem grande, as pessoas ficam nessa expectativa, tentando tirar a CNH de graça, muitas pessoas acabam caindo nesse tipo de golpe, por isso o DETRAN resolveu se pronunciar, para explicar que não há outra possibilidade de inscrição, que o prazo encerrou e estamos apenas nos preparando para divulgar o resultado final.”
Eduardo destacou que a data de divulgação dos resultados finais do projeto ainda não foi divulgada. “Essa divulgação não aconteceu ainda, porque o governo federal mudou o Bolsa Família para o novo Auxílio Brasil, e isso atrapalha um pouco, porque o cadastros estão migrando, e mudou totalmente o esquema de cruzamento de dados. Mas a nossa previsão é que, ainda nesse mês, no último dia, a gente faça a divulgação.” diz o ouvidor
Finalizando a entrevista, Eduardo Gomes, pede aos inscritos cautela e que procurem informações oficiais para não ocorrer os golpes, destacando que, os resultados devem ser divulgados em breve.
“A gente pede que a população procure nosso site, procure nossas redes sociais e não acredita em golpe, e fique ligado porque, em breve, iremos anunciar o resultado”.
Programa CNH Social
O programa, criado pelo governo do Estado com a finalidade de possibilitar acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os acreanos de baixo poder aquisitivo, vai disponibilizar mais de duas mil vagas em três modalidades: CNH estudantil, urbana e rural.
Todos os municípios serão contemplados, sendo 40% das vagas destinadas aos moradores da capital e 60% para os demais municípios. Do total, 5% das vagas serão designadas a pessoas com deficiência.
Os contemplados receberão isenção de taxas como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. A pessoa com deficiência (PCD) classificada dentro do número de vagas também será isenta de pagar pelo exame toxicológico e junta médica, exigidos para a categoria profissional.
Depois de sancionar a lei que implanta o programa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social no Acre, o governador do estado, Gladson Cameli, assinou decreto no dia 24 de janeiro estabelecendo o número de vagas que deve ser preenchido para que as pessoas possam fazer a retirada do documento de forma gratuita.
O programa prevê gratuidade da habilitação a estudantes com idade entre 18 e 25 anos, que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Serão reservados 5% das vagas para pessoas com deficiência.
Serão oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três repetições de testes gratuitos por meio de parcerias com os centros de formação de condutores.