Em decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira, 21, o Governo do Acre oficializou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no Estado, agora também em locais fechados. A flexibilização do uso em locais abertos já havia sido decidida no dia 16 de março.
A nova decisão, que há havia sido divulgada no início da semana, levando em conta a redução no número de casos de Covid e também o avanço de algumas regionais para a bandeira verde, passa a valer a partir desta quinta-feira. Além disso, veio ao encontro do fim do decreto que instituía a Emergência de Saúde Pública relacionada à Covid-19 no Brasil, anunciado na segunda-feira, 18, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Nos locais destinados à prestação de serviços de Saúde e meios de transporte coletivo, entretanto, permanece a obrigatoriedade de máscaras faciais, diz a publicação do Governo do Acre.
Para pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos, com comorbidades ou que apresentem sintomas gripais também permanece recomendado (porém, não obrigatório) o uso da proteção.