O Parque Ambiental Chico Mendes ganhou, na manhã desta quinta-feira, 7, duas novas moradoras. As filhotes fêmeas de onças-pintadas, que receberam os nomes de Maiara e Maraísa, se mudaram, nesta semana, para a sessão do zoológico do parque, e após uma espera de quatro meses, foram mostradas ao público.
As duas foram resgatadas no município de Sena Madureira e doadas ao Parque Ambiental pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – CENAP/ICMBIO, centro responsável pelo manejo para conservação de espécies de mamíferos carnívoros, com o apoio do CETAS/IBAMA/AC.
As felinas, que chegaram em dezembro de 2021, ficaram no setor extra e quarentenário do parque, e receberam todos os cuidados necessários da equipe técnica de tratadores, biólogos e médicos veterinários, até, finalmente, conhecerem o novo lar, no recinto dos felinos de grande porte, na última terça-feira, dia 5 de abril.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as onças-pintadas são consideradas uma espécie vulnerável nos dias atuais, e para preservá-las, um Plano de Ação para a Conservação da Onça-Pintada foi criado, no qual o CENAP/ICMBIO tem um importante papel na condução, em conjunto com os vários zoológicos, criadouros e institutos que estão comprometidos com a conservação dessa espécie.
Os nomes inusitados, Maiara e Maraísa, foi dado de forma carinhosa pelos funcionários do parque, uma referência às irmãs gêmeas, cantoras, que fazem sucesso na música sertaneja.