Comv Vida
A Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargadora Waldirene Cordeiro, e a coordenadora Estadual das Mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), Desembargadora Eva Evangelista, convidam para o lançamento do Projeto Comv Vida, que acolhe e presta atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, desde sua chegada aos órgãos de proteção, a partir das medidas protetivas concedidas nas audiências de custódia. O evento acontece dia 30 de maio, às 9h, no Edifício-Sede do TJAC.
A proposta do Comv Vida
É o acolhimento das mulheres com equipe multidisciplinar vinculada a Comsiv até a conclusão do processo com o julgamento. O atendimento será feito por profissionais capacitados, articulados às instituições de ensino e a rede de proteção à vítima de violência e terá atuação nas áreas de assistência à vítima e sua família: assessoria jurídica, social e psicológica. A vítima será acompanhada com medidas de proteção e acolhimento até a finalização do processo, por meio de serviços especializados em uma rede de proteção que assiste a vítima e seus familiares.
Curso de Inglês e espanhol para todos
Instituto Federal do Acre, por meio do Centro de Estudos Linguísticos e Internacionalização do campus Rio Branco, está com inscrições abertas para cursos de inglês e espanhol. Ao todo, estão sendo ofertadas 100 vagas para comunidade, servidores e estudantes do Ifac. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 31 de maio. Acesse o edital e saiba mais informações clicando aqui.
As Aulas
Serão realizadas na modalidade a distância e têm previsão de serem iniciadas na 2ª quinzena de junho com encontros on-line realizados semanalmente e com duração de 1h. Os cursos ofertados são de Formação Inicial e Continuada (FIC) e contam com carga horária de 200 horas. A seletiva dos novos alunos será realizada conforme ordem de inscrição e respeitando a quantidade de vagas disponível para cada curso. Vale ressaltar que para se inscrever o candidato deverá ter o Ensino Fundamental II (ainda que incompleto) e já ter realizado curso de Inglês Nível A1/Espanhol Nível A1 ou curso equivalente de formação inicial.
Mutirão de atendimento
Nos dias 2 e 3 de junho será realizado o projeto “Acolher para Transformar” no Fórum Barão de Rio Branco. O mutirão de atendimentos é uma edição especial do Projeto Cidadão, voltado às pessoas em situação de rua da capital acreana. Documentação, atendimento médico, odontológico, jurídico e previdenciário integram a edição do projeto.
Semana da Adoção
No dia 25 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Adoção, data esta que objetiva a conscientização da população acerca da importância de adotar e assegurar o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar. A fachada do prédio do Tribunal de Justiça ficou iluminada na cor roxa em alusão à Semana da Adoção, assim como, vários tribunais também aderiram à campanha iluminado a fachada dos prédios. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O que é ‘Família Acolhedora’?
Falando em semana da adoção, a ação ‘Família Acolhedora’ é um programa que seleciona famílias e indivíduos para fornecer capacitação objetivando receber, em suas residências, até duas crianças, em regime de guarda provisória instituído por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, tem o apoio do Tribunal de Justiça do Acre e é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Rio Branco.
Projeto Padrinhos
O Tribunal de Justiça do Acre realiza também o ‘Projeto Padrinhos’ que tem como objetivo o acolhimento provisório ou apadrinhamento da criança ou adolescente, na área de atuação profissional do padrinho ou madrinha, devendo suprir todas outras necessidades do menor apadrinhado, seja de natureza material ou educacional. Se você deseja participar ou quer conhecer melhor o Projeto Padrinhos, clique aqui.