O Ministério da Saúde (MS) liberou e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco começará a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, a partir desta terça-feira, 31.
A expectativa da gestão municipal é vacinar cerca de 48 mil pessoas nesta faixa etária, sendo que deste total, apenas 60% tomaram a segunda dose.
Conforme recomendação do MS, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a primeira dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Apesar disso, a Coronavac também poderá ser usada caso haja indisponibilidade da vacina da Pfizer. O mesmo se aplica a adolescentes gestantes e puérperas.
No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. Com a nova orientação do MS, o esquema vaicinal dos adolescentes ficará da seguinte forma:
- Dose 1 (Pfizer) + Intervalo de 8 semanas + Dose 2 (Pfizer) + Dose de reforço (Pfizer ou Coronavac), 4 meses após a Dose 2
- Dose 1 (CoronaVac) + Intervalo de 4 semanas + Dose 2 (CoronaVac) + Dose de reforço (Pfizer ou Coronavac), 4 meses após a Dose 2