X

Com a proximidade do Dia das Mães, Procon fiscaliza comércio e orienta consumidores

A menos de quatro dias para o Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, 8 de maio, cresce a procura por itens diversos com o objetivo de presentear as mães pelo seu dia. Pensando nisso, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) promove uma operação de fiscalização no comércio, visando garantir que os consumidores e também os comerciantes tenham mais segurança neste período.

O advogado da área de Relacionamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), David Guedes, orienta como o consumidor deve agir.

“É importante que o consumidor esteja atento, ao preço, às condições de pagamentos, aos prazos de entrega e às políticas de troca. Caso haja problema com a compra, a gente orienta que o consumidor tente resolver com a loja, fazendo reclamação no SAQ, ou na Ouvidoria, e se, eventualmente, ele não consegue resolver, ele pode recorrer a essas plataformas para o consumidor, como o Procon ou consumidor.gov”, reforça.

Nesses casos, o consumidor pode procurar uma unidade do Procon. Ou ainda fazer a reclamação pelo aplicativo do Procon no celular ou pela internet.

Comércio está otimista

O Dia das Mães é considerado a segunda data mais lucrativa para o setor varejista, ficando atrás somente do Natal. Na capital acreana, a movimentação no comércio ainda é tímida, porém, a expectativa dos lojistas é que os lucros sejam melhores, depois de dois anos em declínio nas vendas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“As vendas estão começando a melhorar. Acredito que, na sexta-feira e no sábado, a movimentação será muito maior, além dos atrasados, que deixam para comprar os presentes no dia da celebração. Para atrair os clientes, estamos dando desconto especial, além de parcelamento. Ou seja, sem desculpas para presentear as mães”, disse Joel Nogueira, gerente de uma loja de calçados.

Mariluce Alves, gerente de uma loja de jóias e acessórios, comentou sobre o aumento no fluxo de pessoas no comércio central da cidade.

“Semana passada foi fraco o movimento, mas já percebo uma circulação maior de consumidores, aliás, de filhos, querendo levar algum presente para suas mães. Com a diminuição dos casos de covid-19, e com as mudanças no decreto governamental, os clientes se sentem mais a vontade para realizar as compras. Podem visitar nossa loja, estamos com diversas promoções, e descontos de até 50%”, enfatizou Alves.

*Com informações da Agência Brasil e colaboração de Dell Pinheiro

Categories: Geral
Da Redação: