Na próxima semana, a Federação de Teatro do Acre (FETAC) celebra seus 44 anos de fundação, fomentando a cultura no Estado. Para celebrar a data, de 3 a 7 de maio, a Fetac realizará a II Semana Municipal do Teatro.
Além de marcar mais um ano de luta da Fetac, o evento é alusivo ao Dia Municipal do Teatro, instituído em maio de 2019, por força da Lei nº 2.347/2019.
“Esse Dia Municipal do Teatro é mais uma conquista da FETAC, uma entidade que nasceu em 1978 a partir do encontro de grupos, que atuavam em diversas frentes, como a redemocratização do Brasil, as causas sociais e a construção de políticas que garantissem o espaço que a cultura almejava dentro da sociedade. A partir de então, passou a constar no calendário oficial de eventos de Rio Branco e o poder público municipal se comprometeu a somar esforços na realização de atividades teatrais, contribuindo com a divulgação e com o incentivo à manifestação artística local”, explica Lenine Alencar, diretor teatral e presidente da FETAC.
O evento é promovido com o financiamento do Fundo Municipal de Cultura, a parceria com a Prefeitura de Rio Branco, via Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (SEME), e com o apoio cultural do SESC/AC.
Atrações
A II Semana Municipal do Teatro inclui atrações para todas as idades, com atividades acontecendo, paralelamente, no Teatro de Arena do SESC, em escolas públicas e em espaços comunitários, contemplando diferentes bairros.
A programação conta com 14 espetáculos para diferentes faixas etárias, encenados por 10 grupos teatrais locais. Além disso, a Federação também traz duas apresentações musicais e a exposição “Perspectivas Urbanas”, do artista visual Marco Lenísio, que ficará disponível no hall de entrada do Teatro de Arena do SESC ao longo de toda a semana.
“A FETAC vivencia a II Semana Municipal do Teatro ao mesmo tempo que celebra mais um ano de existência e de resistência. Como uma entidade viva e ativa no cenário cultural rio-branquense e acreano, preparou uma programação especial para abrilhantar, com diferentes linguagens artísticas, o município de Rio Branco. É no dia a dia do município que as coisas acontecem, que as pessoas vivem, se relacionam, produzem cultura. Então, a Federação faz de Rio Branco o palco para receber as atrações que compõem a programação, que está incrível! Para mim e para o Teatro GPT, é uma grande alegria ter dois espetáculos, “As Confiadas” (2019) e “A Menina e o Palhaço” (2001) compondo essa grande celebração artística!”, acrescenta Marilia Bomfim, arte-educadora e presidente do Teatro GPT.
Veja a programação: