Uma das mais importantes referências na área da Segurança Pública, a Delegacia Central de Flagrantes (Defla), em Rio Branco, foi reinaugurada pelo governo do Acre, na segunda-feira, 16. O prédio passou por ampla reforma, ganhou nova identidade visual e se destaca, principalmente, pelo fortalecimento do atendimento humanizado.
Destaque para a criação da sala especializada em atendimento às mulheres vítimas de violência. O principal objetivo é oferecer um espaço de acolhimento digno, sem qualquer tipo de contato com os agressores. A revitalização contemplou ainda a instalação do parlatório, que possibilitará melhor comunicação entre os infratores e seus advogados.
Outra novidade é a sala da advocacia. O local de uso exclusivo dos profissionais de defesa era uma antiga reivindicação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB-AC).
A gestão de Gladson Cameli tem sido marcada pelo zelo e cuidado com o patrimônio público estadual. Na Segurança Pública, diversos prédios foram recuperados, proporcionando melhoria nos serviços oferecidos à população e mais condições de trabalho aos servidores.
“Assumimos o governo com a missão de revitalizar tudo aquilo que estava deteriorado. Com muito trabalho, avançamos muito. Esta é mais uma delegacia que reformamos e entregamos para a sociedade. Sabemos dos desafios, mas a Segurança Pública melhorou muito nos últimos anos”, frisou Gladson Cameli.
Situada na Rua Omar Sabino, no bairro Estação Experimental, a Defla funciona 24 horas e é responsável por 70% dos boletins de ocorrência registrados na capital acreana.
“A Delegacia de Flagrantes merece atenção especial por sua importância. Tenho certeza que estes investimentos refletirão em melhores condições de trabalho aos delegados, policiais e servidores. Consequentemente, a população é a principal beneficiada”, expôs José Henrique Maciel, delegado-geral da Polícia Civil.
Segundo o delegado Emylson Farias, coordenador da Delegacia de Flagrantes, o atendimento estará disponível ao público a partir desta terça-feira, 17. “Todas as ocorrências em flagrantes e demais serviços passam a ser oferecidos, em sua totalidade, aqui em nosso prédio, na Estação Experimental”, afirmou.
A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, pela secretária adjunta de Justiça e Segurança Pública, Márdhia El-Shawwa; pelo subcomandante da Polícia Militar, coronel Luciano Dias; pelo presidente do Instituto Socioeducativo, Mário César Freitas; pelo deputado federal Alan Rick e pelos deputados estaduais José Bestene e Pedro Longo, entre outras autoridades.