Maternidade e mercado de trabalho combinam? Para muitas mães que são chefes do lar conciliar estas duas missões não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a rede de empreendedorismo materno – “Compre de uma Mamãe” realiza, de 3 a 8 de maio, a feira de mesmo nome, com atendimento das 10h às 22h, no Via Verde Shopping, em Rio Branco.
De acordo com a organização da feira, o movimento surgiu a partir da experiência pessoal de uma mãe, a ex-servidora pública Edmirk Herculano, que largou a carreira para se tornar empreendedora e acabou se tornando inspiração para outras mulheres que vivenciaram as mesmas dificuldades. “As mães vinham me procurar pra saber como eu tinha criado o meu negócio”, relata Edmirk Herculano, fundadora da Rede de Empreendedorismo Materno – Compre de uma Mamãe.
Embora tenha tomado a iniciativa para acompanhar o desenvolvimento dos filhos e ter mais flexibilidade de tempo, a realidade de Edmirk não é a mesma da maioria das mães que integra a iniciativa.
“Essa rede conta com mais de 500 mães cadastradas e mais da metade, infelizmente, empreende, após a maternidade, não pra ficar mais perto dos filhos, mas sim por necessidade, após serem expelidas pelo mercado de trabalho (…). A gente convida todo mundo a prestigiar essas mães empreendedoras, porque nós não nos consideramos um grupo, mas uma causa, uma bandeira que a gente levanta para que as pessoas apoiem o empreendedorismo materno e o consumo consciente”, finaliza Edmirk.
A feira contará com empreendedoras em diversas modalidades, portanto, quem visitar o espaço durante a ação poderá encontrar produtos variados.