Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo da Bolívia aguarda resultados de exames para confirmar primeiros dois casos da ‘Varíola dos Macacos’

Governo da Bolívia aguarda resultados de exames para confirmar primeiros dois casos da 'Varíola dos Macacos'

O governo da Bolívia ainda aguarda os resultados das análises laboratoriais de dois casos suspeitos de infecção pela Varíola dos Macacos. Na última semana, o governo havia anunciado o primeiro cao suspeito, de um paciente de 26 anos, que teve contato direto com pessoas vindas da Espanha.

Assim como o primeiro paciente, o segundo caso também foi detectado em Santa Cruz de la Sierra, no entanto, nenhuma relação entre os pacientes foi confirmada. Até o momento, a Bolívia não possui os reagentes para fazer o teste da doença, por isso, o Ministério da Saúde do país fez uma parceria com a Organização panamericana de Saúde para obter apoio no diagnóstico.

De acordo com as autoridades em saúde de Santa Cruz, as análises estão a cargo do Centro Nacional de Doenças Tropicais (Cenetrop). Conforme o secretario de Saúde de Santa Cruz, Fernando Pacheco, doenças endêmicas da região como catapora e chikungunia já foram descartadas em um dos pacientes suspeitos.

O governo boliviano informou, ainda, que as duas pessoas possivelmente infectadas pela Varíola dos Macacos estão bem e seguem em isolamento e em observação.

Sair da versão mobile