X

Mais de 8,4 mil pessoas foram atendidas para regularização eleitoral, durante mutirão do TRE-AC

Encerrou, no último dia 4 de maio, o prazo para que o cidadão pudesse regularizar o título eleitoral, solicitar a primeira via do documento ou transferir o domicílio eleitoral, em tempo para votar nas Eleições 2022. A data é estipulada pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – art. 91), que prevê o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito.

Durante todo o mutirão de atendimento ao eleitor, realizado em Rio Branco, de 27 de abril a 4 de maio, foram atendidas 8.476 pessoas. Entre os principais serviços, destacam-se a emissão do primeiro título, transferência e regularização eleitoral.

O presidente do TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, fez uma avaliação positiva ao final da ação. “O mutirão ocorreu como o planejado. O eleitor atendeu ao nosso chamado e, com muito conforto, o atendimento foi realizado de forma rápida. Isso só foi possível graças à parceria com o Sesc e pelo comprometimento e dedicação dos servidores da Justiça Eleitoral”, destacou o magistrado, durante o encerramento da atividade.

Além do Sesc, o mutirão contou com a importante parceria da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, que – ao longo dos últimos oito dias – realizou campanha de vacinação, ofertando à população vacinas contra Covid-19, Influenza e Tríplice Viral.

Quem procurou o mutirão de atendimento ao eleitor ou regularizou seu título através do portal da Justiça Eleitoral poderá exercer o direito de participar da escolha dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governador, senador e presidente da República. A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

Número de atendimentos em todo o Acre

Nas nove zonas eleitorais do Acre, somente no dia 4 de maio, data final para o fechamento do cadastro eleitoral, 5.702 eleitores procuraram os serviços nos cartórios eleitorais e postos de atendimento ao eleitor.

Acompanhamento dos pedidos

A Justiça Eleitoral tem até 1° de junho para analisar todos os pedidos. Nesse período, o cartório ainda pode entrar em contato com o eleitorado para solicitar documentos ou informações complementares. Para acompanhar sua solicitação, acesse “Acompanhar Requerimento”.

O balanço dos últimos dias, incluindo os serviços realizados pelo portal da Justiça Eleitoral – Título net, serão divulgados assim que consolidados pelos sistemas informatizados.

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: