X

Quarta dose da vacina contra a covid-19 é ampliada para faixa etária de 60 anos

A partir desta sexta-feira, 20, quem tiver 60 anos ou mais já pode tomar a 2ª dose de reforço, ou a 4ª dose, da vacina contra a Covid-19 em Rio Branco. A ampliação do público foi adotada pela Secretaria Municipal de Saúde da capital, após nova recomendação do Ministério da Saúde (MS).

Anteriormente, a campanha de reforço com a 2ª dose iniciou atendendo idosos de 80 anos ou mais, depois reduziu para 70 anos e só agora chega aos 60 anos. Com a ampliação do público-alvo, a expectativa é vacinar com a 4ª dose mais de 24 mil idosos dessa faixa etária na capital acreana sendo que, aqueles que tem 60 anos ou mais e que tomaram a 1ª dose há mais de 4 meses já podem tomar o 2º reforço.

A ampliação foi aprovada pelo Ministério da Saúde no início de maio em uma nota técnica que afirma que há uma diminuição da efetividade da vacina contra a Covid após 30 dias dos reforços. Portanto, a pasta orienta que a segunda dose de reforço seja aplicada com o imunizante da fabricante Pfizer ou com as vacinas da Janssen e AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: