A capital acreana começa a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, a partir desta terça-feira, 31. A estimativa é vacinar cerca de 48 mil pessoas nesta faixa etária.
Conforme recomendação do MS, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a primeira dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Apesar disso, a Coronavac também poderá ser usada caso haja indisponibilidade da vacina da Pfizer. O mesmo se aplica a adolescentes gestantes e puérperas.
No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. Com a nova orientação do MS, o esquema vaicinal dos adolescentes ficará da seguinte forma:
- Dose 1 (Pfizer) + Intervalo de 8 semanas + Dose 2 (Pfizer) + Dose de reforço (Pfizer ou Coronavac), 4 meses após a Dose 2
- Dose 1 (CoronaVac) + Intervalo de 4 semanas + Dose 2 (CoronaVac) + Dose de reforço (Pfizer ou Coronavac), 4 meses após a Dose 2
A imunização também continua normalmente para todos os públicos, sendo que idosos com 60 anos ou mais já podem tomar a 2ª dose de reforço, ou quarta dose.
Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde da capital, o horário de atendimento nas unidades será das 8h às 16h. O atendimento infantil, no entanto, será ofertada das 8h às 11h e das 14h às 16h (veja os pontos abaixo).
Para se imunizar, basta ir até um dos pontos munido de documento oficial com foto e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso de menores, é necessária a presença de um dos pais ou responsável, portando todos os documentos pessoais, carteira de vacina e cartão do SUS ou CPF da criança.
Além das vacinas contra a covid-19, também estão disponíveis as vacinas contra Influenza e o Sarampo.
Veja a lista de pontos disponíveis:
Primeira e segunda dose (+ de 2 meses) – Dose de reforço (+ 4 meses)
- Urap Eduardo Assmar
- Urap Rozangela Pimentel
- Urap São Francisco
- Urap Hidalgo de Lima
- Urap Ary Rodrigues
- Urap Bacurau
- Policlinica Barral y Barral
- Urap Cláudia Vitorino
- Urap Maria Barroso
- Urap Roney Meireles
Quem precisar tomar a segunda dose do imunizante Coronavac precisa agendar a aplicação por meio do telefone (68) 3227-3165.
Vacinação infantil
- USF Gentil Perdomo (Esperança)
- USF Maria Áurea Vilela (Cadeia Velha)
- USF Vitória (Vitória/São Francisco)
- USF Raimundo Moreira (Travessa Jacó, João Eduardo II)
- USF Elpidio Moreira Souza (Defesa Civil)
- USF Maria Verônica (Preventório)