Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco começa a aplicar dose de reforço contra covid-19 em adolescentes; veja a lista de pontos disponíveis

Porto Alegre, RS, 23/07/2021 A Prefeitura de Porto Alegre ampliou, a partir desta sexta-feira, 23, o público prioritário de vacinação da primeira dose contra Covid-19, chegando a pessoas com 31 anos ou mais. Também começam a ser vacinados adolescentes de 12 a 14 anos (fotos), com comorbidades. A imunização segue para os públicos que já vêm sendo contemplados na campanha. A aplicação estará disponível para residentes em Porto Alegre em 12 unidades de saúde, das 8h às 17h e no drive híbrido do Bourbon Wallig (acesso de carro ou a pé), das 9h às 17h. Local: Unidade de Saúde Primeiro de Maio. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A capital acreana começa a aplicar a dose de reforço contra a Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, a partir desta terça-feira, 31. A estimativa é vacinar cerca de 48 mil pessoas nesta faixa etária.

Conforme recomendação do MS, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a primeira dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Apesar disso, a Coronavac também poderá ser usada caso haja indisponibilidade da vacina da Pfizer. O mesmo se aplica a adolescentes gestantes e puérperas.

No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada. Com a nova orientação do MS, o esquema vaicinal dos adolescentes ficará da seguinte forma:

A imunização também continua normalmente para todos os públicos, sendo que idosos com 60 anos ou mais já podem tomar a 2ª dose de reforço, ou quarta dose.

Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde da capital, o horário de atendimento nas unidades será das 8h às 16h. O atendimento infantil, no entanto, será ofertada das 8h às 11h e das 14h às 16h (veja os pontos abaixo).

Para se imunizar, basta ir até um dos pontos munido de documento oficial com foto e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso de menores, é necessária a presença de um dos pais ou responsável, portando todos os documentos pessoais, carteira de vacina e cartão do SUS ou CPF da criança.

Além das vacinas contra a covid-19, também estão disponíveis as vacinas contra Influenza e o Sarampo.

Veja a lista de pontos disponíveis:

Primeira e segunda dose (+ de 2 meses) – Dose de reforço (+ 4 meses)

Quem precisar tomar a segunda dose do imunizante Coronavac precisa agendar a aplicação por meio do telefone (68) 3227-3165.

Vacinação infantil

Sair da versão mobile