A vacinação da população continua neste sábado, 7, em Rio Branco. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde da capital, Rio Branco terá sete pontos de imunização com vacinas disponíveis contra o sarampo, covid-19 e também contra o vírus influenza.
A vacina contra a covid-19 será aplicada em todos aqueles com 5 anos ou mais, sendo que aqueles que vão tomar a dose de reforço podem fazê-lo com intervalo de quatro meses ou mais, além da 4ª dose que será aplicada em pessoas com 80 anos ou mais.
Vale reforçar que é preciso ir a um dos pontos munido de documento oficial com foto e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Veja a lista dos pontos disponíveis:
Primeira e segunda dose (+ de 2 meses) e dose de reforço (+ de 4 meses):
- Urap Claudia Vitorino
- Urap Eduardo Assmar
- Urap Maria Barroso
- Urap Vila Ivonete
- Urap São Francisco
- Urap Rozangela Pimentel
- Urap Hidalgo de Lima
Sarampo
Depois de 22 anos sem registrar casos de sarampo, o Acre investiga um possível caso da doença, identificado em uma menina de 4 anos, natural de Inãpari (Peru), mas que estuda no município de Assis Brasil, localizado na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia.
A informação foi dada nesta quinta-feira, 5, pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), que informou, no entanto, que mesmo com a análise inicial positiva do Laboratório Central do Acre (Lacen), a amostra ainda será enviada para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro/RJ, para um diagnóstico mais preciso.
Apesar do alerta, em Rio Branco, a população parece não estar atenta à campanha. Prova disso, é que, no último dia 30 de abril, foi realizado o Dia D de mobilização contra a gripe e o sarampo, assim como em todo o país. No entanto, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enquanto apenas 1,5 mil pessoas se vacinaram contra a gripe e também contra a covid-19, ninguém quis se imunizar contra o sarampo.
“Estávamos com uma expectativa de alcançar um público maior. Fiquei muito frustada, porque foram abertos 16 pontos pontos de vacinação, um investimento muito grande da prefeitura de Rio Branco. Não foi somente uma equipe, foram várias pessoas mobilizadas. O que cabe, enquanto gestão, é continuar persistindo. A vacinação contra o sarampo também é importante. Porém, não vacinamos nenhuma pessoa, o que é preocupante”, enfatizou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.
A gestora alertou que estão surgindo novos casos de sarampo no Brasil, e ressaltou que ações estratégicas devem ser tomadas para imunizar à população.
“A doença está voltando. Aliás, já tivemos alguns casos nos últimos anos. Agora, faremos novas estratégias para atrair a comunidade para que possamos imunizar o maior número de pessoas. Faremos também ações itinerantes, envolvendo outros órgãos públicos. Precisamos avançar com as vacinas, para não termos os surtos novamente”, frisou a gestora.