X

Sete pessoas são resgatadas após acidente com helicóptero em Cruzeiro do Sul

Sete pessoas, entre elas duas crianças indígenas de 1 ano e 4 meses, já foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), após um acidente envolvendo um helicóptero por volta das 13h de domingo, 8, a 3 km do rio Croa, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A última vítima, um mecânico, ainda está no local aguardando resgate de uma aeronave do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciopaer).

A aeronave que fez o pouso de emergência é, de acordo com o governo, de uma empresa privada que prestava serviço para a Fundação Nacional do Índio (Funai). A princípio, o governo informou que eram quatro vítimas, mas, nesta segunda-feira, 9, o Corpo de Bombeiros atualizou as informações.

O local onde a aeronave fez o pouso de emergência é de difícil acesso (Foto: Cedida/CBMAC)

Segundo apurado pela reportagem, o piloto e o mecânico haviam saído de Cruzeiro do Sul para resgatar as duas crianças indígenas que precisavam de atendimento médico em uma aldeia da região. Após o pouso forçado, piloto e técnico conseguiram sair da aeronave e andar até um local onde conseguissem socorro. Quando a equipe de Bombeiros chegou ao local do acidente, que fica no meio da mata, conseguiu resgatar os dois bebês e os pais deles.

Além da família, o piloto e um técnico de enfermagem, também foram resgatados com escoriações leves. As crianças estavam com pneumonia e foram levadas com seus pais e entregues à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e da Saúde Indígena que aguardava no porto do Crôa, em seguida, eles foram encaminhados ao Hospital Regional do Juruá.

O mecânico, que também estava na aeronave, reclamava de dores fortes na lombar e como não consegue andar, foi removido da aeronave, após o corte das ferragens, e foi colocado em uma maca, mas ainda está no local do acidente enquanto aguarda a chegada da equipe de reforço do Ciopaer, que está em deslocamento e deve chegar ao local por volta de 12h desta segunda.

Uma equipe do Exército também está prestando apoio à ocorrência que já reúne, até o momento, cerca de 30 homens que, junto com militares do Corpo de Bombeiros, devem abrir uma clareira próximo ao local do acidente, onde o helicópeto do Ciopaer deve pousar para finalmente resgatar a última vítima.

O caso será apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA. Até o momento, a Funai não se posicionou a respeito do acidente.

1 / 11
Categories: Geral
Agnes Cavalcante: