Um terremoto que atingiu o Peru e a Bolívia, nesta quinta-feira, 26, foi sentido também em Rio Branco. O sismo ocorreu a uma profundidade de 212 km (132 milhas), segundo informou o serviço geológico dos EUA (USGS).
Marfisa de Melo, servidora da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), relata que havia acabado de chegar ao trabalho quando sentiu o tremor. Inicialmente, ela achou que fosse um problema de pressão, mas logo, percebeu que era um terremoto.
“Era umas 7h10 e eu subi pro 5º piso. Nisso, que eu vou andando, senti uma vertigem, pensei que fosse problema de pressão, balançou, e eu me segurei numa bancada de madeira. Aí foi que eu senti que tava tremendo, não senti medo, porque, de vez em quando, a gente sente [o prédio tremer]. Aí depois as pessoas desceram do prédio e foram lá pra frente com medo, aí [eu vi que] não foi só eu que senti”, relatou.
Além de Rio Branco, o tremor também foi sentido em outras cidades, como Manaus e também Porto Velho, onde alguns prédios precisaram ser evacuados por causa do tremor, como o do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO). Os servidores desceram às pressas para a rua.