Uma forte massa de ar frio polar entrará no Brasil, nesta semana, e a temperatura cairá bruscamente em mais da metade do território nacional. No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, a onda de frio polar não será tão intensa, mas o suficiente para provocar “novos recordes” de frio do ano, segundo previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale.
Segundo ele, a massa de ar polar começará a chegar no início desta segunda-feira, 16, ao Estado, mas será nos dias seguintes que a temperatura noturna ficará mais baixa.
“A temperatura mínima poderá chegar a 13ºC, ou menos, principalmente, nas cidades acreanas do leste e do sul do estado, e nas cidades do sul e do oeste de Rondônia. As noites ficarão frias, com temperaturas abaixo de 17ºC, durante, pelo menos, sete dias consecutivos. A umidade do ar ficará muito baixa e os dias estarão secos e ensolarados”, afirma Friale.
No sul do Brasil e nas regiões serranas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, os termômetros marcarão as menores temperaturas do ano, até o momento, ou seja, negativas e inferiores a -5ºC. E em Brasília, pode chegar a 4ºC.