Um homem identificado como José Adalberto Coelho Cunha, de 57 anos, foi baleado e morreu, na noite de segunda-feira, 30, em uma hospedaria no centro de Xapuri, após tentar matar o próprio irmão e ferir um policial militar que atendia a ocorrência. O sargento da PMAC Éberton Lunardi, de 41 anos, foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco e segue intubado e em observação, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após passar por cirurgia.
De acordo com testemunhas, a tentativa de assassinato ocorreu por volta das 20h, quando a aglomeração de pessoas, no meio da rua, chamou a atenção de um inspetor da Polícia Civil, que passava pela rua Coronel Brandão. Ao parar para checar o que havia ocorrido, foi informado que um homem havia acabado de ser esfaqueado pelo próprio irmão, que fugiu em seguida.
Logo, o inspetor levou a vítima em seu carro particular ao hospital para que este recebesse atendimento médico. Em seguida, a Polícia Militar (PMAC) foi acionada e iniciou as buscas pelo acusado, que foi visto nas proximidade do clube municipal da cidade.
Ele foi abordado pelo inspetor e por policiais militares, quando sacou a faca da cintura e ameaçou o policial, pedindo pra ninguém se aproximar, e entrou na pousada. Os policiais deram voz de prisão, mas José não teria se rendido e se trancou no quarto da pousada.
O sargento Lunardi e um cabo da PMAC entraram na pousada e tentaram negociar o rendimento do homem, mas, diante da negativa, arrombaram a porta e utilizando uma arma não letal de choque, dispararam contra ele, sem sucesso. Neste momento, segundo relato dos policiais, o autor avançou com uma faca em punho e esfaqueou o sargento no abdômen, momento em que o agressor foi baleado pelo cabo, em defesa do colega de farda.
José Adalberto não resistiu aos ferimentos e morreu no local, antes mesmo da chegada dos socorristas. O irmão da vítima não corre risco de morte.