Policiais penais frustraram mais um plano de fuga na tarde desta terça-feira, 10, na Unidade Penitenciária Moacir Prado, em Tarauacá. Um buraco de aproximadamente 80 centímetros de diâmetro e com pouco mais de 50 centímetros de profundidade foi encontrado na cela 25 da ala 4 da unidade. Se concretizado o plano, 14 presos empreenderiam fuga do presídio.
De acordo com o relatório de ocorrência, por volta das 16h, os profissionais realizaram uma revista minuciosa nas celas 24 e 25 da ala 4 – bloco único. Durante o procedimento de revista estrutural, os policiais identificaram o buraco na cela 25, com espaço suficiente para passar uma pessoa. O buraco fazia parte de um plano de fuga que envolvia todos os integrantes da cela 25, o que constitui falta grave, conforme orienta o artigo 50 da lei 7.210/84 incisos I e II.
Diante dos fatos, os presos envolvidos foram remanejados para a cela de isolamento do pavilhão D. Já a cela 25 da ala 4 foi isolada para realização dos reparos necessários.
De acordo com o diretor da unidade, Claudecir Sousa, os policiais seguirão empenhados na prevenção de atos delituosos dentro do sistema prisional ou que ponham a sociedade em risco, mesmo fora dos muros penitenciários.