O espaço Tribuna Popular desta terça-feira, 10, da Câmara Municipal de Rio Branco, teve como tema a precariedade no transporte público da capital acreana. A convite do vereador Francisco Piaba (Democratas), o motorista Antônio Carlos Rodrigues Dos Santos, e a usuária do serviço, Gesicalem Pires Guimarães Araújo, relataram sobre as dificuldades no setor, além de defenderem o retorno do efetivo.
Além de motorista, Antônio Carlos também exercer a função de cobrador. O trabalhador ressaltou a ‘dura’ jornada que enfrenta nos coletivos todos os dias. “Também ajudo pessoas com deficiência a entrar no ônibus. Isso tem acarretado diversos problemas de saúde para mim. É assim, exercemos três funções na jornada de trabalho. Estou sequelado com hérnia de disco, tenho o laudo aqui, tenho auxílio doença por acidente de trabalho. Ficamos incomodados de não está prestando um bom serviço à população”.
Carlos sugeriu aos vereadores, a criação de um Projeto de Lei (PL) para que tenha o jovem aprendiz nos coletivos auxiliando o trabalho dos motoristas. “Nós temos a proposta do auxiliar de bordo, a gente não está trazendo um novo cobrador, nós estamos trazendo uma oportunidade de tirar os adolescentes das ruas, isso vai dar mais oportunidade para nossa população, trazendo segurança para o trabalhador e para todos que dependem do serviço. Pedimos o apoio da Casa”.
Gesicalem Pires Guimarães Araújo, falou das dificuldades enfrentadas pelos usuários do transporte coletivo. “Muitas vezes à pessoa com deficiência não é atendida conforme tem que ser, ou seja, de acordo com a Lei de Acessibilidade. Vejo a difícil situação dos motoristas que atendem mais de 10, 20 passageiros. É muito complicado. Ficamos sujeitos a tudo nas paradas, principalmente aos assaltos, aguardando que todos entrem no ônibus”.
Em sua fala, Francisco Piaba, enfatizou que a pauta deve ser tratada com mais afinco pelo poder público. “Esse é um tema importante que deve ser debatido. São várias reivindicações, tanto dos trabalhadores, como das pessoas que carecem do transporte público. Faço mais uma vez esse apelo: vamos dá uma atenção maior ao que eles estão solicitando. Sei que o serviço melhorou em relação ao que estava sendo oferecido, mas tem que ser feito mais no setor”, concluiu o vereador.