Com 18 anos de carreira, o árbitro nacional de beach handebol, Pedro Melo, foi o único profissional da região norte a atuar nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia edição 2022. O evento foi realizado em Canoa Quebrada, no Ceará.
Promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE), o evento aconteceu de 28 de abril a 4 de maio e contou com dez modalidades: basquete 3×3, beach soccer, beach hand, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, futmesa, vôlei de praia e vôlei 4×4 misto.
Natural do Ceará, sede do evento, Pedro mora há quase três anos no Acre e, desde 2004, é árbitro nacional de beach handebol.
“Nestes 18 anos já tive participação em diversas competições nacionais e até uma convocação para o mundial da modalidade (em 2006 no Rio de Janeiro), mas está competição teve um sabor especial. Foi a coroação e premiação de uma caminhada na arbitragem”, contou Melo.
O árbitro não apenas atuou no evento, como foi o responsável pela partida mais importante: a final na categoria masculina, uma das mais esperadas do evento.
“A competição foi de alto nível técnico, repleta de jogadores da seleção brasileira, então apitar a partida final foi uma grande responsabilidade, mas também uma grande honra e alegria. Teve um sabor especial, por poder estar representando a arbitragem acreana e ainda no Ceará, meu estado natal”, finalizou.
No ano passado, equipes de 20 estados disputaram o título da competição, com 715 participantes – entre atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador. Já em 2021, foram cerca de 900 esportistas no evento, em um total de 1.100 pessoas credenciadas.