Na noite desta terça-feira para quarta-feira, por volta da meia-noite, os primeiros ventos de mais uma friagem chegarão em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do Acre. E até o fim da tarde de quarta-feira, a onda polar chegará ao vale do Juruá. A previsão é do pesquisador meteorológico Davi Friale, que alerta ainda sobre a ocorrência de chuvas generalizadas, que podem, em algumas áreas, principalmente, no alto Acre e no vale do Juruá, ser acompanhadas de raios e ventanias.
“Em Rio Branco e Brasileia, as chuvas ocorrerão a partir do fim da tarde de terça-feira, mas será durante a noite e nas primeiras horas de quarta-feira que serão mais intensas. Já, no centro do estado e no vale do Juruá, a quarta-feira poderá ser chuvosa, com acumulados pluviométricos significativos”, informa ele.
A quarta-feira, 4, deve será fria, com céu encoberto, e temperaturas máximas, durante o dia, inferiores a 23ºC, na maior parte do Acre, sendo que, em Rio Branco, Brasileia e municípios vizinhos, a maior temperatura do dia poderá ficar abaixo de 20ºC, semelhante à primeira friagem do ano, que chegou no último dia 31 de março, cujo frio mais intenso ocorreu no dia primeiro de abril.
O dia seguinte, quinta-feira, deverá iniciar com mínimas entre 14 e 17ºC, em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, e entre 17 e 20ºC, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Marechal Thaumaturgo.
A onda de frio polar que se aproxima do Acre também atingirá Rondônia, Amazonas (sudeste, sul e sudoeste), Mato Grosso (principalmente Cuiabá e a região do Pantanal), Goiás (sul e sudoeste do estado), Bolívia (planícies) e Peru (região de selva).
A partir de quinta-feira, os dias ficarão muito secos e ensolarados, com noites frias, pelo menos até o próximo domingo, dia 8.