X

Policiais no Acre usam drones como apoio para o policiamento e busca de pessoas desaparecidas

Rio Branco Acre, Brasil - Militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) que receberam curso de pilotagem de drones pela WWF fazem a pratica em campo, realizam mapeamentos de áreas desmatadas com drones. Os drones foram doando pela WWF-Brasil para o fortalecimento no combate contra os crimes ambientais

Em entrevista à radio GAZETA 93, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos, contou sobre a utilização de drones (veículos aéreos não tripulados e controlados remotamente) como ferramenta de combate à criminalidade no Acre.

“A Secretaria Estadual de Justiça e Segurança pública adquiriu 14 drones para as forças de segurança, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública. É importante ressaltar que essas aeronaves estão equipadas com câmeras de visão noturna, câmeras térmicas, que permitem a localização de pessoas e animais sem a mínima iluminação, com alto-falantes, e também com faróis de busca. Essas aeronaves serão utilizadas não apenas para o apoio ao policiamento policial, mas também para investigação, na busca de pessoas desaparecidas, no cumprimento de mandatos e no apoio aéreo de operações.’ afirma o Secretário

Paulo Cézar ainda conta sobre a importância da iniciativa de modernização no combate ao crime no Estado. “Esses equipamentos foram adquiridos dentro do eixo destinados à modernização das forças de segurança, que envolve todo um aporte tecnológico, e garantirá a cada policial, a cada integrante do sistema, uma condição diferenciada das ações, ampliando o leque de opções operacionais”, destaca.

A novidade já está em ação nas comunidades Boa Água, Oriente, Colibri, Limoeiro e adjacências (Estrada do Quixadá), zona rural da capital acreana, e os moradores dessas regiões já podem visualizar e usufruir da segurança proporcionada por essa nova alternativa disponibilizada pela Sejusp. De acordo com o Departamento de Modernização, Tecnologia da Informação e Comunicação da Sejusp, os drones podem voar até 120 metros de altura e possuem sensores que os estabilizam no ar.

Da Redação: