Servidores da Universidade Federal do Acre podem entrar em greve, a partir do próximo dia 23 de maio. O indicativo foi apoiado pela maioria dos docentes, em assembleia geral, realizada pela Associação dos Docentes da Ufac (Adufac), tanto na capital, quanto em Cruzeiro do Sul.
Apesar do indicativo, no entanto, no próximo dia 20, representantes da Adufac devem participar de encontro, em Brasília, que reúne todas as sessões sindicais e, somente no dia 23, uma nova assembleia geral será realizada para definir ou não uma possível greve.
O secretário-geral da Adufac, Moisés Lobão, esclarece quais as reivindicações da categoria.
“Nosso sindicato nacional solicitou que as associações docentes fizessem assembleia para deliberar sobre o indicativo de deflagração de greve. Na assembleia desta segunda-feira, a maioria dos professores – incluindo a votação de Cruzeiro do Sul – decidiu acompanhar esse indicativo de greve. Entre as principais reivindicações estão o reajuste emergencial de 19,99%, a revogação do teto dos gastos, que inviabiliza o funcionamento dos serviços públicos, incluindo os serviços das unidades e institutos federais, também a reforma administrativa, que visa desestruturar os serviços públicos, e por melhorias nas condições de trabalho de todos os servidores públicos federais, atingindo toda a categoria”, esclareceu Lobão.